Homens de Estilo – Jaqueta Perfecto ou Biker Jacket

Uma peça de roupa que virou ícone de moda!

Um breve histórico…

Você sabia que o nome Perfecto vem dos famosos cigarros cubanos dos anos 1920, favoritos do criador da jaqueta, Irving Schott.

Os irmãos de origem russa, Irving e Jack Schott se especializaram na produção de jaquetas para motociclistas na Nova York dos anos 1920. O modelo Perfecto, nasceu em 1928, foi encomenda de uma revenda da Harley-Davidson, de couro, muito resistente a quedas, servia como uma espécie de proteção para os motociclistas – daí o apelido pelo qual a jaqueta ficou conhecida como “Biker Jacket ”.

Nos anos 50, com o sucesso no cinema dos filmes “O Selvagem“, (The Wild One) de 1953, com Marlon Brando no papel de Johnny StrablerJuventude Transviada (1955) com ninguém menos que James Dean.  A jaqueta Perfecto, uniforme de motoqueiros e símbolo da rebeldia do jovem pós-guerra, formaram o “Trio Irreverente”: Jaqueta, Jeans e Camiseta, imagem que bomba até hoje!

Filme “O Selvagem“, (The Wild One) de 1953, com Marlon Brando no papel de Johnny Strabler. Foto arquivo: L. Rodrigues
O estilo rebelde de James Dean.

Nessa época, a jaqueta de couro ditou tendência nos looks dos famosos, como James Dean e Marlon Brando que também ficaram marcados pelo perfil genioso. ( “o espírito rebelde” dentro e fora das telas!)

Já nos anos 60, 70, vieram os Beatles e Elvis Presley. 

Estilo dos Beatles, até 1962, jeans e jaquetas de couro preto. Depois adotaram o terninho, inspirado no modelo de Pierre Cardin. Foto arquivo: L. Rodrigues.
Elvis Presley, 1968. Foto arquivo: L. Rodrigues.

Nos anos 1980, graças a jovens estilistas como Jean-Paul Gaultier, ela ganhou um novo símbolo: “o fashion”, aparecendo, inclusive, nas passarelas das grandes semanas de moda, caindo no gosto de celebridades, sendo usada até hoje como um símbolo de estilo e personalidade!

A partir de então,  se consagrou o clássico e descolado Estilo Rock and Roll…nas suas mais variadas versões, do streetwear ao universo fashion!

Confira as dicas deste item atemporal que você pode e deve investir, independe de idade ou estação!

Street style from London Collections Men SS ’17.

As combinações e os acessórios dão um toque personalizado ao look. Jeans e camiseta no estilo mais urbano do ator Bruce Willis ou monocromático como David Beckham. (cada um na sua trajetória artística, influenciou no seu modo de vestir.)

Combina com…  abotinados e/ou tênis.

Confira  a seguir as dicas para Homens de Estilo – Inverno 2017!

Beijos,

Angélyca La Porta – Consultora de Imagem e Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.