Costume azul-marinho – Peça-chave no guarda-roupa Masculino

Todo homem precisa de um bom costume! A cor azul-marinho é um item essencial e coringa no closet do homem moderno. Sempre alinhado, pode ser seu melhor companheiro para o trabalho e eventos sociais. Ele traduz uma imagem de credibilidade e segurança.

O shape slim (modelagem mais próxima do corpo) é o mais indicado para você se manter elegante em qualquer ocasião, independente do tipo físico (muito magro ou mais cheinho). Lembrando que o modelo não deve ser ajustado em demasia, pelo contrário, deve ser um corte reto e próximo ao corpo. Assim não marca nem quem está acima do peso e nem muito magro.

Versátil e sempre elegante, ele permite inúmeras combinações e se adapta facilmente às situações que você vai enfrentar no dia a dia. O tom varia desde o azul noite quase preto até o azul acinzentado. Duas tendências fortes! Vão bem em qualquer situação. A parte de cima serve como coringa para compor com peças mais casuais como calça jeans e sarja, por exemplo.
As versões clássicas transpassado com quatro botões e o abotoamento simples de dois botões foram os mais vistos nas últimas coleções, embora alguns modelos a conotação seja mais casual como o de três botões com bolsos externos.
Como usar no ambiente corporativo e social?

1. Almoço de negócios
Permita-se uma pequena ousadia para causar boa impressão em seus interlocutores. Garanto que usar uma padronagem xadrez na camisa, por exemplo, já deixará claro que você tem o dom de pensar out of the box (fora da caixa). Mantenha a gravata lisa ou em uma padronagem discreta e dê as cartas!

Dica 1: Ton sur ton
Escolha uma camisa xadrez com fundo azulado, causando assim um efeito monocromático no conjunto apesar dos grafismos.

Dica 2: Cinto com ou sem? Nunca é demais lembrar que, com costume, o cinto é dispensável. O uso de calça social sem cinto é comum e correto do ponto de vista do dress code, ainda que no Brasil a ausência do acessório não seja tão comum. O costume sem o cinto cria uma imagem mais “clean”, alonga a silhueta, além de parecer que o caimento da roupa está perfeito, dando a entender que se trata de uma roupa feita sob medida. Isso valoriza não só o traje, mas também seu usuário, já que algumas pessoas podem ver nele um homem elegante e sofisticado.

Bradley Cooper

OBS: Diferença entre Terno e Costume

Terno: 3 peças (paletó + colete + calça). Costume: 2 peças (paletó + calça).

2. Reunião na empresa
Momento crucial, no qual todo o seu profissionalismo será posto à prova. Keep it simple. Aposte na produção mais clássica possível, sem por isso cair no banal. Um costume perfeitamente cortado, uma gravata com listras diagonais ou mesmo lisa, camisa azul-clara ou branca. Combinação perfeita! E que tal deixar as meias em casa para ganhar charme extra? (vale lembrar que para evitar mal cheiro nos pés, o ideal é usar aquelas meias especiais que não aparecem para fora do calçado).

Dica: Apenas o necessário
Antenado e atualizado use uma pasta minimalista com um toque de estilo e espaço suficiente para carregar um tablet ou laptop, acessório indispensável para levar à reunião. Isso evita que você encha seus bolsos da calça com molho de chaves, moedas etc… Apenas o celular no bolso do paletó, assim como a carteira no bolso interno do mesmo.

3. Entrevista de emprego
No primeiro encontro com o seu futuro chefe, a ideia é impressionar, mas sem forçar a barra. Mantenha-se neutro nos complementos. Camisa branca, gravata discreta ou sem. Dê pistas, no entanto, de que você é um cara de estilo: um bom relógio, um lenço de bolso discreto se quiser, mas é imprescindível sapatos impecáveis que serão um belo cartão de visitas.

4. Casual Friday
Sim, o costume azul-marinho irá valorizar inclusive a sua sexta-feira. Para combinar, a dica de ouro é dar um twist.

Dica 1: Esqueça a gravata, abra dois botões da camisa e para dar um toque pessoal, capriche na cor das meias ou sem elas. Sucesso garantido!

Dica 2: Desmonte tudo o que usou na semana. Deixe a gravata em casa, use só o blazer ou só a calça do conjunto e troque os sapatos por um tênis neutro ou um calçado mais casual sem meias, arrisque um tricô fininho sobre a camisa e arregace as mangas, displicentemente, se esquentar. Para arrematar, vale trocar a pasta por uma bolsa diagonal tipo carteiro.

Dica 3: Calçar sneakers no lugar de sapatos formais com alfaiataria é cool e tendência cada vez mais vista nas ruas das capitais da moda. Escolher o modelo certo é fundamental, portanto. Opte por aqueles com linhas retrô, clássicas, como este de inspiração jogging. Atenção: tênis de performance, só na academia!

Toque final 

Um lenço de bolso, dobrado discretamente, é um truque de estilo eficaz. Escolha-o da mesma cor da gravata e do costume para manter a sobriedade.

Com qual cor de sapato?

Terno Marinho vai bem com sapato preto, marrom escuroclaro ou avermelhado, dependendo do grau de formalidade, melhor opção é o preto. Dê preferência ao modelo mais clean possível como o oxford para não comprometer o visual.

Você precisa de um costume (facilmente) lavável !?

Suas preces foram atendidas: já inventaram um costume que você mesmo pode lavar em casa, na máquina, colocar para secar e (praticamente) sair usando. O novo Wash & Go, da Z Zegna, vem em tecido tecnológico azul-marinho, cor oficial e obrigatória dos costumes de trabalho. Genial, não? O Wash & Go vem com uma bolsa para ir à maquina de lavar. Secou? Passe um steamer para tirar eventuais amassados e calce belos sapatos. Et Voilà!

Com todas essas informações em mãos, agora não tem como você não arrasar com seu look!

Bjsssss…

“Investir na sua Imagem é refletir aquilo que você quer projetar e reforçar na sua marca pessoal.” – Angélyca La Porta, Consultora de Imagem e Estilo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.